Yayasan Putra Indonesia Malang

As 10 Linguagens de Programação Mais Usadas em 2024: Aprimore suas Habilidades em Desenvolvimento Web

O currículo não é realmente a coisa mais atraente no Sololearn – a comunidade de lá, sim. Milhões de pessoas em todo o mundo podem interagir e debater sobre programação, para que você possa fazer perguntas abertamente e resolver seus problemas, publicar seus projetos e obter feedback. A MDN tem uma das maiores coleções de documentação para tecnologias da web e APIs como HTML, CSS e JavaScript. Para começar no freeCodeCamp, você pode entrar no site do currículo e se inscrever.

Criada no início dos anos 90, Python é uma linguagem de programação desenvolvida e distribuída pela Python Software Foundation, comumente utilizada para fins diversos na programação. Considerada uma linguagem de altíssimo nível, Python suporta diferentes paradigmas de programação e conta com recursos poderosos. Criada pelo cientista da computação Dennis Ritchie em 1972, a linguagem C é derivada https://agazetadoacre.com/2024/03/colunistas/guia-gazeta/9o-guia-gazeta/os-caminhos-para-se-tornar-um-cientista-de-dados/ das antigas ALGOL 68 e BCPL. Ela surgia da necessidade de escrever programas de maneira mais fácil que a linguagem Assembly (mais próxima do código de máquina e, portanto, mais complexa de se entender). Programar diretamente em linguagem de máquina é sim possível, porém, é um processo lento e difícil, praticamente inviável nos dias de hoje devido a complexidade dos sistemas modernos.

Alto Nível

Desde que surgiram as primeiras máquinas programáveis, foram mais de 9000 linguagens criadas e esse número cresce a cada ano. Algumas destas linguagens se restringem a usos específicos, enquanto outras possuem uma aplicação mais ampla, o que as torna mais populares entre os programadores. Neste artigo, vamos falar um pouco de quais são as linguagens mais demandadas no mercado, suas principais características e dar exemplos de como cada uma é utilizada. R é uma linguagem de programação destinada à computação estatística, baseada na linguagem S. Assembly é uma linguagem de programação de baixo nível, criada por volta dos anos 50, quando os computadores ainda funcionavam com válvulas.

  • O foco da linguagem é a performance, buscando ótimos desempenhos tanto da compilação, quanto de processamento da aplicação.
  • Já na década de 1970, foram criadas algumas linguagens que são usadas até hoje, a exemplo do C (que vamos conhecer mais adiante).
  • Vale lembrar, no entanto, que hoje a programação é um conhecimento útil para diversas áreaa de trabalho, então você pode começar desde já buscando cursos livres para experimentar.
  • Nós falamos o idioma português do Brasil, que assim como as linguagens de programação, possui um conjunto de símbolos, as letras do alfabeto.
  • Criada no início dos anos 90, Python é uma linguagem de programação desenvolvida e distribuída pela Python Software Foundation, comumente utilizada para fins diversos na programação.

Isso significa que apesar dele indicar as instruções, ele não consegue colocar em prática os comandos que foram estabelecidos. Conforme você lê este artigo, o tradutor (ou intérprete) carrega o código digitado e converte as instruções para que o programa possa ser executado. Ao escrever os códigos, eles se completam marcando curso de cientista de dados os erros sintáticos e a refatoração. Elas visam facilitar o trabalho do programador, pois usam instruções que são mais fáceis de serem entendidas. É o mais primitivo dos idiomas e é uma coleção de dígitos ou bits binários (0 e 1) que o computador lê e interpreta e é o único idioma que os computadores entendem.

Web Design: 11 sites incríveis que você se surpreenderá com o CSS!

Quando comparamos os códigos escritos em Python com os de outras linguagens, percebemos uma mudança mais significativa na forma como escrevemos um código, pois ele tem uma proposta de se aproximar da comunicação de seres humanos. Falamos que a linguagem tem alta portabilidade, pois as principais plataformas computacionais, como Mac OS, Windows e Linux, podem consumir programas escritos em C++ (com algumas adaptações). Isso significa que ela serve para a escrita de programas que vão solicitar dados de um usuário, ou seja, que permitam a captura de dados de fora do computador, para que sejam armazenadas dentro do computador, e uma variável. Na sequência será feito um procedimento utilizando esses dados para gerar uma resposta, seja para o usuário ou para outro trecho de código do nosso programa. No entanto, as linguagens de baixo nível, por estarem mais próximas da forma como a máquina se comunica, são mais eficientes em termos de desempenho. Em termos de versatilidade, a linguagem de programação C++ é considerada a mais versátil desta lista, apesar da linguagem Java também apresentar grande versatilidade.

  • Isso porque a programação é uma das áreas que crescem cada vez mais devido a sua importância para as empresas e para as pessoas.
  • Por mais que seja uma linguagem jovem, que recentemente entrou no mercado, a Go é uma das linguagens que mais rapidamente cresce no mundo da programação.
  • Para dominar, de fato, uma linguagem de programação, é necessário trabalhar com ela o máximo possível, familiarizando-se com suas particularidades e, aos poucos, aprendendo os macetes para contornar quaisquer complicações.
  • Quando comparamos os códigos escritos em Python com os de outras linguagens, percebemos uma mudança mais significativa na forma como escrevemos um código, pois ele tem uma proposta de se aproximar da comunicação de seres humanos.

Depois de traduzido, ele pode ser lido por qualquer dispositivo que tenha o software certo. O Java foi inspirado na linguagem C++ que já era familiar aos programadores da época, mas com um adicional. O Java seria multiplataforma, podendo ser montado em um sistema e transferido para outro sem muitas alterações, desde que tivesse um interpretador Java, ou seja, uma Máquina Virtual Java, instalado. O surgimento da internet fez o Java viralizar e se proliferar para os dispositivos eletrônicos nos anos 1990. Muitos desenvolvedores veem programação como um termo mais avançado do que escrever código.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top